Estrutura do
projeto

Motivação

Os sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis estão em risco

A oliveira é uma espécie típica dos países mediterrânicos, incluindo Portugal. Nas últimas décadas, os solos dos olivais têm estado sujeitos a processos de degradação severos e rápidos devido ao cultivo intensivo e ao uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas, em conjunto com as alterações climáticas.

Em Trás-os-Montes, a 2ª maior região produtora de azeite em Portugal, o problema de degradação dos solos é  mais grave porque a oliveira é frequentemente cultivada em zonas com elevado declive e em solos de baixa fertilidade e com fraca cobertura vegetal.

Neste contexto, as soluções baseadas na natureza através da utilização de serviços ecossistémicos, tornam-se muito relevantes na atualidade para uma produção mais sustentável no olival.

Entidades Promotoras

Valor Investido

Euros (€)

Atividades Principais

Este projeto visa conceber e testar estratégias inovadoras e multidisciplinares de gestão do solo nos olivais, capazes de reduzir a aplicação de fertilizantes e pesticidas químicos e os consequentes efeitos nefastos na saúde do solo.

A concretização destes objetivos irá permitir a implementação destas novas estratégias, com grande importância para a agricultura local.

Manter a qualidade dos alimentos, a saúde do solo e a produtividade do olival

Plano de Comunicação

Estas novas soluções de gestão dos solos do olival serão divulgadas junto dos olivicultores e associações de agricultores dedicados ao setor da olivicultura.

Está também previsto a apresentação dos resultados do projeto em congressos internacionais e nacionais, bem como na publicação de artigos científicos e técnicos.